Kefir de água ou de leite: Qual o melhor e qual a diferença?



O kefir é um alimento probiótico que está cada vez mais popular à medida em que as pessoas compreendem os benefícios que ele oferece a saúde. Mas como existe mais de uma opção, fica a dúvida: kefir de água ou de leite: qual o melhor?

Este artigo explica as principais diferenças entre os dois e contribui para que você faça a escolha certa do tipo de alimento que se adequa às suas necessidades e ao seu gosto.

Diferenças entre kefir de água ou de leite

O kefir de leite é mais popular do que o de água, mas é importante deixar claro que ambos promovem benefícios à saúde, pois fornecem aminoácidos, enzimas, minerais e vitaminas essenciais para o bom funcionamento do organismo.

A principal diferença é que o leite e a água com açúcar são substâncias que possuem propriedades particulares, e com isso, os micro-organismos cultivados em cada um vão absorver tipos de nutrientes diferentes.

Outra diferença é que no kefir de leite existe uma quantidade e variedade maior de lactobacilos e leveduras do que no kefir de água.

Qual o melhor para a saúde?

Não é possível determinar se kefir de água ou de leite é melhor para a saúde, pois cada organismo tem necessidades particulares. Ou seja, o que é melhor para uma pessoa pode não ser o melhor para outra.

Entretanto, pelo fato de o kefir de leite conter uma quantidade e variedade maior de lactobacilos e leveduras, pode fornecer mais benefícios à saúde.

O ideal é que você faça o experimento de ambos e observe como se sente após alguns dias de consumo, junto de uma dieta equilibrada, que faz toda a diferença.


O que queremos dizer com isso é que se você leva uma vida sedentária e ingere excesso de produtos não saudáveis, nem kefir de água nem de leite vão melhorar sua saúde sozinhos.

Intolerantes à lactose podem consumir kefir de leite?

Muito se questiona sobre o consumo de kefir de leite por pessoas intolerantes à lactose. A resposta dos especialistas no assunto é que pelo fato de as bactérias e leveduras se alimentarem da lactose, ela reduz consideravelmente sua presença na bebida do kefir depois de fermentado.

Então, teoricamente, intolerantes à lactose não se prejudicam ao consumir o kefir de leite. Entretanto, como já mencionamos acima, cada organismo é único e pode reagir de maneira diferente a uma substância.

Por isso, o ideal é primeiro conversar com seu médico e ter certeza sobre o grau de intolerância que você possui.

Depois, é experimentar uma pequena quantidade de kefir de leite bem fermentado para ver como se sente. Uma alternativa pode ser fazer kefir de leite de cabra em vez de usar leite de vaca, pois ele é naturalmente mais digerível e superior em qualidades nutricionais.

Dica: Atenção para a qualidade do kefir

Não importa se você vai escolher cultivar kefir de água ou de leite: sempre opte por leite e açúcar de boa qualidade.

O leite deve ser integral e, de preferência, orgânico. A água deve ser filtrada e o açúcar deve ser demerara ou outro orgânico para que o kefir tenha valor nutricional ais alto.



Comentar

três × 2 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.